quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Troca do Sapato e a Passagem da Boneca

A maioria das debuts e dos pais não entendem qual o siginificado dessas 2 fases optativas do cerimonial, ou seja, a troca do sapato e a passagem da boneca. Não são as representações mais importantes de um cerimonial quanto a valsa com o pai por exemplo,mas quem gosta de algo completo com toques românticos lá vai :



A troca de sapatos pelo pai, possui dois significados:
a) informar aos participantes que a moça já está pronta para, sozinha, dar seus próprios passos, poder seduzir e tomar suas próprias decisões.
b) Os sapatos transcenderam o conceito de invólucros para os pés. Tornaram-se sinalizadores sociais, símbolo de passagem. Representa a passagem para a nobreza da vida adulta (salto alto).

 Passagem da boneca
NESTA PASSAGEM O MESTRE EXPLICA QUE E O MOMENTO EM QUE A ANIVERSARIANTE ESTA DEIXANDO PARA TRAS A INFANCIA  E INDO ADIANTE SE COLOCANDO A PARTIR DESTE MOMENTO COMO MULHER.
A Boneca. Símbolo do rito de passagem da menina para mulher, a boneca representa a ideologia da propagação da família, para simbolizar que a adolescente está deixando a infância para trás, aceitando os novos conceitos morais e a reprodução da espécie. É através da boneca que a menina é treinada para exercer o seu papel na família e na sociedade, reproduzindo os valores vigentes.


3 comentários: